O outro lado da rua: A rua que quase ninguém vê
- Luiza Maia
- 27 de nov. de 2019
- 1 min de leitura
Por Luiza Maia e Bruna Rangel.
Muitas vezes passamos pelas ruas das cidades sem nos incomodar com a presença das pessoas, sem ter interesse em suas histórias e identidades. Algumas pessoas que trabalham nas ruas podem acabar passando despercebidas, ou serem notadas apenas por seus serviços. Mas por que estas pessoas estão ali? Seja por desemprego, herança de um ofício, busca de renda temporária ou reforço dela, a rua toma significados diferentes para cada um desses indivíduos.
Por isso, decidimos mostrar um pouco da realidade dessas pessoas, com vidas e trajetórias individuais e particulares. A reportagem contou com um trabalho em campo de nossa dupla, que andou alguns dias pelas ruas do centro de Niterói, cidade do Rio de Janeiro, para conversar e conhecer esses trabalhadores. Começando do zero, descobrindo os nomes, idades, origens e sonhos de alguns que cruzaram nosso caminho e aceitaram se abrir conosco.
A partir dessa experiência única para nós, juntamos as filmagens e decidimos mostrar esse outro lado da rua que ainda não tínhamos visto e que quase não é percebido no dia-a-dia, principalmente na correria da cidade grande. Pretendemos também, com o reconhecimento deste primeiro trabalho, expandir esse projeto e dar visibilidade a personagens presentes nas ruas de outras e diversas cidades, a partir também de novas abordagens.
Comments